P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Filme rodado em Ataléia é um dos sete longas-metragens brasileiros selecionados para o festival de Tiradentes

Cena do filme O bagre africano de Ataléia (2012)

O filme O bagre africano de Ataléia estará concorrendo na Mostra Aurora, segmento competitivo da 17ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, festival cinematográfico que é realizado anualmente na cidade histórica de Minas Gerais. O filme de aproximadamente 70 minutos de duração foi selecionado entre mais de 50 filmes nacionais de produção independente. Uma surpresa nesta edição do festival será a ausência de filmes do eixo Rio-São Paulo, o que mostra a descentralização da produção cinematográfica nacional. Por outro lado, verifica-se um crescente fortalecimento da produção mineira que concorrerá com 4 filmes. Paraná, Paraíba e Distrito Federal também terão representantes concorrendo no festival que se realizará entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2014. O filme rodado em Ataléia tem caráter documental, entretanto, é permeado por narrativas ficcionais que flerta com o ambiente fantástico, revelando o lado místico do interior mineiro, conforme ressalta Gustavo Jardim, um dos diretores do filme ao lado de Aline X. Todo o processo de produção deste filme pode ser visto neste blog, desde sua fase embrionária, que foi o curta-metragem gravado em 2009 para a TV, até os processos de pesquisa e gravação do longa realizados entre julho e setembro de 2012. Tais matérias podem ser vistas na seção Cultura e Arte e na seção Vídeos na barra lateral esquerda deste blog. Abaixo, segue o link de divulgação do festival (Clique aqui) e o link da matéria do Jornal O Globo sobre o assunto (Clique aqui). O blog Mundo das Montanhas, desde já, torce para o sucesso do filme e parabeniza todos os envolvidos na concretização deste projeto artístico que carrega e eleva o nome de nossa pequena cidade. Seguem alguns registros fotográficos realizados durante as filmagens na região de Ataléia.
Equipe de feras: Gustavo Jardim (direção), Lucas Barbi (fotografia), Victor Dias (captação de som), Mariana Andrade (produção), Bernard Machado (fotografia), Aline X (direção), Guilherme Lessa (roteiro) e Modad (ator)
Modad em ação (cena do paraju) - 2012
Aline X e Gustavo Jardim (em pé) dirigem cena com Guilherme Lessa
Filmagem em Canaã do Brasil (povoado de Ataléia) - Setembro 2012
Canaã do Brasil (uma das locações do filme O bagre africano de Ataléia)
Aline X e Gustavo Jardim conversam entre gravações no bar da Pedra do Bode (Ataléia-MG)
O bagre africano de Ataléia

3 comentários:

Bernard disse...

gostei da foto da equipe. todo mundo tomando uma cervejinha depois da filmagem.

Renato Alves Teixeira disse...

Verdade, Bernard. Vcs tomando uma cervejinha p relaxar e Modad tomando aquela mate-cola (refrigerante fabricado em T. Otoni). rsrsr
. Muito bom.

Eduardo Teixeira disse...

Parabéns aos atores desse longa rodado em Ataléia. Destaco aqui a figura do Ator Modad, que desde a minha infância esteve sempre junto da nossa família e sempre um nato contador de estórias, que até hoje não me sai da memória.