P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Comunidade dos Rodas


Detalhe do grande bloco de pedra do Terreiro de Pedra e sua rústica vegetação de mata Atlântica
No primeiro domingo deste mês de setembro, Renato Teixeira e Modad Alchaar, representando o blog MM, visitaram a chamada comunidade dos Rodas em Ataléia. O local, também conhecido por comunidade dos Virgulinos, situa-se bem aos pés do Terreiro de Pedra (uma grande montanha situada na altura do quilômetro 9 da MG-412), nos fundos da sede da fazenda conhecida pelo nome de Dona Cota. Por abrigar famílias de descendentes de sobrenome Roda (apelido popular transmitido do patriarca aos descendentes) e Virgulino, estas comunidades receberam tal designações. A modesta vila está encravada entre as bases do Terreiro de Pedra e de outra montanha, mais baixa, conhecida como pedra dos Rodas. Uma pequena mata ajuda a compor o cenário desta bucólica paragem. É neste lugar habitado por gente humilde, entre trilhas estreitas e sinuosas traçadas por entre árvores gigantescas como as gameleiras e outras espécies nativas, que brota um conhecido e importante veio d'água de nossa região: o córrego dos Macacos. As cabeceiras deste córrego que banha diversas fazendas da região estão localizadas neste ponto e várias dessas nascentes podem ser vistas viajando mansamente pelos terrenos rochosos até atingirem os terrenos baixos das pastagens de gado e das pequenas plantações. O referido riacho recebeu este nome devido à presença de  grande quantidade de macacos existentes na região próxima dessas nascentes. Moradores dizem se tratar de primatas chamados de bugios, que podem ser vistos com frequência por ali quando descem das rochas com a finalidade de saciarem a sede ou em busca de alimentos. Um pequeno morador, Cauã, nos serviu de guia pela vila e nos conduziu até o alto da pedra dos Rodas de onde apreciamos bela vista. Um grupo de pequenas garotas moradoras do local e um senhor portando um violão também juntaram-se a nós. E no fim daquela tarde dominical, os componentes de nosso grupo, cada um a seu modo, pôde curtir a visita ao harmonioso quintal de pedra daquele rochedo, protegidos pelas poderosas asas da mãe natureza. Seguem os registros fotográficos.
Trecho entre Dona Cota e a comunidade dos Rodas
          
Pelo caminho, árvores nativas. Ao fundo, bloco rochoso do Terreiro de Pedra


Pequena piscina formada por uma das nascentes do córrego dos Macacos      






Moradia aos pés do Terreiro de Pedra (1º de setembro de 2013)
 
          
Casas da comunidade dos Rodas
Cauã e Modad subindo a pedra dos Rodas (2013)
Vegetação do alto da pedra (Ataléia-MG) - Setembro 2013
Ao som do violão de Serafim Pereira, turma posa para fotografia
Crianças da comunidade (2013)
Cauã, Inês, Ana Cristina, Luma, Modad, Renato e Serafim Pereira (Setembro 2013) - Ataléia-MG

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou neta de virgulino Pereira de Souza e filha de João Pereira de Souza, filho do Sr.vigilino que foi o patriarca que fundou o sítio córrego dos macacos onde está localizada supostamente essa tal comunidade dos "rodas" que por sinal, compraram apenas uma pequena parte do sítio, vendido pelo irmão do meu pai, o Sr. David Pereira de Souza um dos herdeiros de meu avô virgulino, o verdadeiro e único fundador e desbravador deste pequeno e aconchegante lugar. Nunca antes havia habitado ninguém ali , meu pai e irmãos e meus avós moraram neste lugar ainda quando era mata por mais de 100 anos foram dos meu avós e ainda é até hoje porque parte deste lugar ainda pertence à meus tios e meu pai que moram residem ainda neste lugar na parte que coube a cada um por herança deixada por meus avós: Ana Nunes de Matos e Virgulino Pereira de Souza. SOU neta legítima e me Chamo : Maria Silvana Alves De Souza herdei Sobrenome da minha mãe que na época era casada com meu pai só no religioso. Mais informações: whatsapp:13988735502

Anônimo disse...

Ola, na verdade, essa pedra, é a Pedra dos virgulinos, pois meu avô Virgulino Pereira de Souza e minha Avó Ana Nunes de Matos, foram os primeiros moradores dessas terras que pertenciam a os meus avós, há mais de 100 anos atrás,.esses Rodas ,comprou uma pequena parte dessas terras dos herdeiros de meus avós, jamais essa pedra será pedra dos Rodas, e sim pedra dos virgulinos, pois foi o primeiro morador, inclusive o senhor que toca a sanfona indentificado como Serafim, é Filho do senhor Virgulino da Pedra, onde qualquer pessoa antiga dessa região de Ataléia, conhece, a família dos Virgulinos da pedra, esses Rodas não tem pedra alguma aí, essa pedra é conhecida há mais de 100 anos , como pedra do povo dos Virgulinos.