P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

domingo, 9 de setembro de 2012

Desfile de 7 de setembro em Ataléia

Ao som retumbante de fanfarras pintadas com as cores brasileiras, as escolas de Ataléia promoveram um belo desfile em comemoração ao Dia da Independência. Desfilando pelo centro da cidade, alunos, professores e demais moradores realizaram um desfile em que a beleza, o sentimento de amor à pátria e muita paz e ordem prevaleceram. Veja mais detalhes abaixo.
O palanque oficial
O público
O desfile das escolas municipais -  As escolinhas municipais Santa Fé, Pingo de Gente e Menino Jesus abriram o desfile, apresentando a pluralidade cultural do Brasil. O CESU apresentou a região Centro-Oeste como tema.
 
Desfile 7 de Setembro 2012 - Ataléia-MG

As escolas estaduais de ensino fundamental - A escola Hermínia fez uma viagem pela cultura de Minas Gerais, enquanto o grupo escolar Dr. Antonio Olinto resgatou sua própria história, comemorando seus 70 anos de existência. Agentes comunitários e o grupo da terceira idade também desfilaram pelas ruas da cidade. 

Dançando a catira

  
As fanfarras - A fanfarra da escola Hermínia, sob a coordenação do professor D'Jórgio, puxou os primeiros pelotões. Formada principamente por jovens alunos do grupo escolar do bairro Acari, a banda foi firme em seu propósito e cumpriu de maneira brilhante seu dever cívico. A fanfarra municipal, composta por alunos da escola Alnêda e integrantes mais experientes, sob coordenação de Wade Bonfim, encerrou o desfile com a altivez de sempre. Destaque para a bela homenagem póstuma prestada ao pequeno Guilherme.

Fanfarra da escola Hermínia - 07 de setembro de 2012



Fanfarra municipal (2012)
 O desfile da escola Alnêda - A Escola Estadual Professora Alnêda de Matos Machado, também conhecida por escola Normal, fechou o desfile, homenageando a cidade de Ataléia. A escola de ensino médio desfilou sob o tema "Ataléia: 82 anos", resgatando a história da cidade desde sua fundação. Remexendo no passado, a escola Alnêda descobriu que dentro da pequena posse de terra pertencente a Vicente Pedroso, que foi um de nossos primeiros moradores, chegando em 1928, foi feito um derrubado onde uma rua foi traçada. Esse antigo arruamento foi idealizado, em 1929, por Antonio Lemos e pelo próprio Vicente Pedroso que sonharam em criar uma vila no local. No início de 1930, eles deram início ao projeto e a primeira casa surgida dentro do arruamento foi construída por Antonio Lemos e habitada por sua família a partir do dia 29 de outubro de 1930. A casa foi levantada no local onde hoje se encontra a loja Passo-a-Passo, bem em frente ao lugar onde fica atualmente o posto Belém. E desse arruamento nasceu o povoado de Santa Cruz do Norte que transformou-se na cidade de Ataléia. Reconhecemos, portanto, esta data como a data da fundação de nossa cidade. Em 1943, o povoado emancipou-se do município de Itambacuri, passando a ter seus próprios governantes. Com o passar dos anos, o comércio e outros segmentos da cidade se desenvolveram. Veja esta trajetória mostrada por alunos e professores ao longo da primeira rua daquela que um dia foi chamada de Santa Cruz do Norte.
Desde o início, a presença dos índios botocudos da raça dos pojixás
Os fundadores de Ataléia
Primeiras atividades econômicas
Prefeitos nomeados e eleitos de ataléia-MG
A força da pecuária em nossa região
Eventos marcantes em nossa cidade
Ataleia-MG (07 de setembro de 2012)
               

Um comentário:

Anônimo disse...


eu amei 7 de setembro foi otimo
eu toque na fanfara da escola Herminia eu toque marcação