P. Riscada

P. Riscada
Pedra Riscada, um gigante de Minas

Ipê

Ipê
Paisagem com ipê florido

Paisagem com cáctus

Paisagem com cáctus
As grandes montanhas, as serras , os vales

Torre

Torre
A santa cruz do Norte

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pedra da Boca




A pedra da Boca ou pedra da Baleia pode ser vista no trajeto da BR-418, conhecida por estrada do Boi. O inselberg de aproximadamente 970 metros de altitude fica exatamente às margens dessa BR, dentro da propriedade rural do sr. José Rogério Dantas, na divisa dos municípios mineiros de Ataléia e Teófilo Otoni. A montanha recebeu esse nome devido à presença de uma grande fenda horizontal localizada em sua parede, semelhante à boca de uma grande baleia. A pedra da Boca, além de chamar a atenção de vários motoristas que circulam pela BR diariamente e turistas que avançam rumo às praias capixabas e baianas, sendo alvo de inúmeros cliques fotográficos, também já faz parte do roteiro de muitas equipes de escaladores de montanhas espalhados pelo Brasil, atraídas pela beleza natural e pela imponência da rocha. Seguem mais fotos:
Fevereiro 2012

12 comentários:

Reginaldo Vasconcelos disse...

Amigo, essa pedra chama atenção de todos que por ali passam! Me sinto muito atraído por ela e por todas as outras da sua bela e rica região.

Renato Alves Teixeira disse...

Reginaldo, essa pedra da boca é muito bonita mesmo. Obrigado por sempre valorizar nossa região.

Unknown disse...

AQUI PRA QUEM NAO SABE EM CIMA DESSA PEDRA EXISTE UM POÇO DE AGUA CRISTALINA E É MUITO FUNDO.ELA
É CHAMADA TAMBEM DE PEDRA DO CÓRREGO DO OURO,PORQUE DO OUTRO LADO DELA NASCE ESSE CÓRREGO.

Renato Alves Teixeira disse...

Obrigado pela informação, Carlos.

Paulo B. disse...

Boa noite a todos que admiram essas imagens maravilhosas e fantásticas que a natureza no mais alto grau do seu brilhantismo tem lhes proporcionado, e também a mim. Estou postando fotos da minha querida Terra Natal, Teófilo Otôni e por isso quero pesquisar sobre o nome correto da Estrada do Boi, e por acaso encontrei essa belas montanhas e a Pedra da Boca que já ví em outras postagens no Facebook. Mas agora ví em outros ângulos e estou lendo aí a informação do Carlos Borges que achei muito interessante, pois não sabia de tudo isso.

Donato disse...

Viajei de Sorocaba, no interior de São Paulo, para a Bahia e passei pela BR 418. Fiquei impressionado com a Pedra da boca. 16.11.2016.

joao disse...

essa pedra e linda 👍👍👍

Unknown disse...

Boa tarde, as informações quanto a localização está errada. Essa pedra se encontra no município nde Carlos Chagas-MG, na região do Kaladao.

Renato Alves Teixeira disse...

Obrigado pela informação, mas é preciso apurar direito sobre a localização da pedra. Na verdade, ela fica em um ponto de confluência de divisas. Já que se trata de uma rocha gigantesca, é possível várias versões. Uma delas é a versão de alguns proprietários de terras que afirmam que suas terras, localizadas até a base da montanha, estão registradas dentro do municipío de Ataléia. Isto é na parte traseira dela, do outro oposto ao da rodovia lá pelas bandas de Canaã do Brasil, um povoado de ataléia que se localiza próximo também da cidade de Ouro Verde.

junia Oliveira disse...

Essa pedra ela e linda e sempre chama a atenção de todos q passam alí❤

FRED TELES disse...

Totalmente errado, longe de pertencer a Carlos Chagas, a pedra realmente está em um ponto onde há limites de Ouro Verde de Minas, Ataléia e a parte da frente (da boca em si) para Teófilo Otoni. Isso é fácil de confirmar pois os distritos de Crispim Jaques e Epaminondas Otoni que pertencem a Teófilo Otoni ficam bem mais adiante da pedra da Boca abrangida pelo município, já próximo a pedra do Kaladão (essa sim em Carlos Chagas).

Renato Alves Teixeira disse...

Verdade, Fred Teles. O Kaladão está muito distante desta pedra.